Blog



DEPOIS DE ENXUGAR 25 KG, FOCO NA PRIMEIRA MARATONA

Natália deixou a obesidade para trás e se prepara para completar seus primeiros 42K.

Para a mineira radicada em Campinas (SP) Natalia Rodrigues Chaves, de 31 anos, começar a correr foi quase que uma terapia. Em uma fase de dificuldade na família, ela encontrou na corrida um momento só seu, em que podia ficar a sós com seus pensamentos e deixar os problemas um pouco de lado. Passada a crise, ficou o hábito de correr. A evolução no esporte aconteceu naturalmente, e hoje, pouco mais de dois anos após ter se iniciado na corrida, Natalia se prepara para completar sua primeira maratona: a Cosan SP City Marathon, dia 28 de julho.

Corrida para aliviar a tensão
Em 2017 meu pai teve um AVC e ficou duas semanas internado na UTI. Passei a acompanhá-lo no hospital e minha rotina ficou pesada: dividia meu dia entre o trabalho e o tempo que ficava com ele no hospital. Foi um período desgastante – além de ser muito triste vê-lo naquela situação, eu não tinha tempo para mais nada. No terceiro ou quarto dia, cheguei em casa do trabalho e resolvi dar uma caminhada para espairecer antes de ir para o hospital. Terminei com a cabeça mais leve, organizada e me propus fazer isso todo dia. Intercalava caminhada e um trote leve. Depois que meu pai teve alta, não quis quebrar essa rotina.

Reencontro comigo mesma
Nessa época eu estava meio perdida, me sentindo desconectada de mim mesma. Fora que estava quase 30 kg acima do meu peso ideal, com o colesterol altíssimo e a autoestima lá embaixo. A corrida foi uma descoberta que mudou tudo: virou um momento do dia em que eu podia ficar sozinha comigo mesma e me cuidar.

O nascimento de um hábito
Comecei correndo leve e por pouco tempo. Devagar, fui aumentando meus objetivos. Um dia decidi tentar dar uma volta completa no parque onde treinava, um percurso de 5 km, sem andar. Esse foi o verdadeiro start na corrida para mim, o que me fez querer me dedicar mesmo à prática. Chorei de emoção ao completar a volta no parque; fiquei emocionada por não ter desistido e ter conquistado aquilo que me propus fazer.

Vida nova com a corrida
Faz pouco mais de dois anos que corro e mudei muito desde então – não só no corpo, mas na mente também. Perdi 25 kg e todos os meus exames estão ótimos. O colesterol alto eu descobri que é hereditário, mas já está normalizado. Meu sono melhorou bastante, me sinto mais disposta e alegre. É gostoso e estimulante quando as pessoas reconhecem quanto mudei para melhor. Se tudo der certo, quero correr para sempre. Se soubesse que o esporte traria tantas coisas boas para minha vida, teria começado bem antes.

Hora de se desafiar
À medida que comecei a levar a corrida a sério, quis testar meu desempenho. A primeira prova que corri na vida foi a WRun, e tenho ótimas recordações do evento, desde a organização da prova até os cuidados com as corredoras e as atividades programadas para nós na arena. Desde lá, corri algumas provas de 10K, duas de 15K e seis meias maratonas, incluindo a do Rio e a de Florianópolis. Quando senti vontade de tentar fazer uma maratona, conversei com o meu treinador e ele me falou que achava viável e que deveríamos começar a preparação.

Primeira maratona
Os 42K da Cosan SP City Marathon serão minha primeira maratona. A escolha foi fácil: queria uma prova grande, com estrutura e organização ideais para minha estreia na distância. Também ouvi falar superbem da SP City, apesar de também terem me alertado que é um percurso duro. Estou segura e feliz com a minha escolha; ansiosa, porém animada nestes dias de contagem regressiva.
Criei uma relação de amor e ódio com a prova (risos) porque é um projeto desgastante, nada fácil. Eu não entendia o que era disciplina até começar a treinar para uma maratona. Não existe dia bom ou clima favorável para treinar. A gente simplesmente se compromete e vai. Deixei de frequentar alguns lugares, como bares e baladas, mudei minha dieta e alinhei vários aspectos da minha vida para alcançar essa meta.

Ajuda profissional
Durante a preparação para a prova fui descobrindo coisas que podiam me ajudar a completar bem o percurso. Faço funcional três vezes por semana, com exercícios específicos para fortalecer o corpo para a corrida. Também sou acompanhada por uma assessoria esportiva que fornece minhas planilhas de treino, faço fisioterapia, massagem e acupuntura. Ajustei minha dieta com orientação de um nutricionista, passei a entender a alimentação de uma forma diferente. A soma de todo esse esforço tem feito uma diferença gigante na minha vida.

Metas para a Cosan SP City Marathon
Estipulei um tempo para completar a prova e um pace que criei como meta pessoal. Mas meu objetivo real é concluir bem, inteira. O mais importante é que a experiência seja valiosa. Meu foco não está tanto no tempo e sim em fazer uma prova de qualidade. Quero que cada quilômetro valha todo o esforço de preparação, que foi muito! (risos). Desde que comecei a treinar para a maratona, já corri 1.200 km. Minhas expectativas são as melhores do mundo. Tenho certeza que será um dia incrível e farei uma prova excelente.

Fonte da matéria: http://suacorrida.com.br/canal/the-finisher/depois-de-enxugar-25-kg-foco-na-primeira-maratona/



Veja mais...



Estratégia de prova

Não basta sair correndo !

Leia mais

Super 5

Alta performance nos 10 KM

Leia mais

A Desidratação

E suas consequências

Leia mais

Treinamento INDOOR X OUTDOOR

Vantagens e desvantagens

Leia mais

Treinamento funcional

Para acelerar sua corrida

Leia mais

7 erros fatais do corredor iniciante

Nas provas

Leia mais

A corrida de ontem e de hoje

O que você deve saber antes de começar a correr

Leia mais

A melhor vitória !

A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo

Leia mais

PACE ou PACER ?

Você sabe a diferença ?

Leia mais

Meias de compressão

Usar ou não usar ?

Leia mais

Reaprendendo a correr

Correr é diferente de caminhar rápido

Leia mais

Planejamento

Diagnóstico, estratégia e execução do treino

Leia mais

Fartlek

Jogo de velocidade

Leia mais

Treino de ritmo (TRT)

O treino que é um desafio

Leia mais

Treino de base versus especifico

Periodização do treinamento

Leia mais

O GRANDE DESAFIO

Os 42KM da sua vida

Leia mais

21 KM O PRIMEIRO GRANDE DESAFIO

O desafio começa aqui

Leia mais

Meus primeiros 10 KM

Os 10 km que vão mudar a sua vida

Leia mais

RESPIRAÇÃO versus CORRIDA

Respiração na corrida pela boca ou pelo nariz ?

Leia mais

Tendências do universo Runner

Confira as cinco tendências do universo Runner para 2018.

Leia mais

Corrida virtual

A nova onda no mundo Runner !

Leia mais

Drop do tênis

Para que serve o drop do tênis de corrida ?

Leia mais

O que é CARGA PACE ?

A CARGA PACE é forma mais simples para quantificar o seu treino de corrida com total segurança e eficiência

Leia mais

FREQUÊNCIA CARDÍACA OU PACE ?

Treinador ! Você usa frequência cardíaca ou pace para prescrever meus treinos ?

Leia mais

Lesões na corrida

O indice de lesão em corredores chega a ser 70% dos praticantes !

Leia mais

Onde treinar?

Com a popularização da corrida de rua pelo país e pelo mundo, houve um aumento significativo do número de adeptos pela prática freqüente desse esporte.

Leia mais

TÊNIS X DISTÂNCIA?

Por muitos anos o tênis vem sendo utilizado como um grande aliado dos corredores de rua, seja na performance ou pela população amadora e a cada dia que passa com a evolução dos mesmos as dúvidas são ainda mais freqüentes.

Leia mais

A importância da periodização.

Nas últimas décadas muitas pessoas adotaram a corrida de rua como hábito saudável de prática esportiva

Leia mais

TAPER ou TAPERING

Reduza a carga e aumente a performance

Leia mais

Você corre ou sai correndo?

Qual será o verdadeiro segredo do sucesso absoluto da corrida? Alguns dizem que correr é democrático, outros que a corrida é um esporte de baixo custo, e há ainda que diga que a corrida não distingue classe social, credo, raça, sexo ou idade.

Leia mais