Blog



Lesões na corrida

O indice de lesão em corredores chega a ser 70% dos praticantes !

Prática de corrida tem crescido muito nos últimos anos tanto para pessoas que correm provas curtas quanto para provas longas.
A prática regular de corrida traz benefícios incalculáveis para o praticante, tais como diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, obesidade, auxilia na captação de glicose para diabetes, entre outros fatores importantes. Porém, pelo crescimento descontrolado e a falta de orientação adequada, os índices de lesões crescem junto com os adeptos.

Além disso, a corrida é um esporte democrático (MACHADO, 2014). No Brasil, temos poucas pesquisas sobre as lesões vindas de corredores de rua amadores, mas alguns estudos de provas específicas foram feitos e apontam incidência de 21,5% em alunos que trabalham com alta intensidade e/ou volumes elevados, o que indica que o controle da intensidade e volume podem estar associados às principais lesões.

De acordo com Hreljac (2005), o índice de lesão IL em corredores é extremamente alto, chegando a 70% dos praticantes recreacionais ou profissionais no primeiro ano.

Ainda segundo Wen (2007), as lesões traumáticas que eventualmente podem ocorrer são em número menores que as lesões de (overuse) excesso de uso.

Entre as mais comuns se destacam: (SDPF) Síndrome da Dor Patelofemoral, Canelite, Tendinopatias, ( tendão de aquiles e banda iliotibial) fraturas por stress e fascite plantar.

Os fatores de lesões por overuse são classificados com: intrínsecos e extrínsecos.

Basicamente, os intrínsecos são os não modificáveis como idade, sexo, altura, genética, geno varp, geno valgo. Já os extrínsecos são os considerados modificáveis como tipo de tênis, periodização dos treinos, tipo de pisada, intensidade, frequência, percurso, entre outros.

Alguns estudos com relação a fatores intrínsecos e extrínsecos observaram que o treinamento físico tem influência significativa no aumento do índice de lesões, portanto nós profissionais de corrida temos que ter um acompanhamento mais próximo de nosso aluno para evitar possíveis lesões, além de manter sempre o feedback dos treinos para mensurar intensidades e volumes adequados a cada aluno.

Por incrível que pareça, em um estudo realizado em Curitiba-PR, (Adraino A. F. H., et all, 2009) foi verificado que alunos com volumes de treino entre 60 minutos/dia ou mais tem maior probabilidade de afastamento que indivíduos que treinam de 30-60 minutos/dia. E o mais impressionante foi que não houve diferença significativa entre indivíduos que estavam com e sem acompanhamento profissional. O que aumenta ainda mais a responsabilidade dos professores que podem e devem verificar todas as variáveis extrínsecas para previnir e evitar o afastamento precoce desse aluno dos treinos.

Para a prevenção e correta prescrição de treino temos que pensar em vários fatores como a experiência do corredor, técnica, histórico de lesão, pace, melhor tempo, além, é claro, dos possíveis sinais de overtraining que podem ser observados por falta de rendimento, aumento da FC de repouso, alteração de humor, sono prejudicado, entre outros fatores que podem levar as lesões.

Medidas simples como informar seus alunos sobre o melhor solado para os treinos e locais de treinos diferentes também contribuem para evitar as lesões. Avaliação postural, biomecânica da corrida, periodização dos treinos de corrida e de força, bem como uma abordagem multidisciplinar influenciam diretamente na prevenção de lesões.

Somando-se a isso a corrida deve ser empregada de forma gradual para os iniciantes e para os mais experientes devemos levar em consideração os aspectos de intensidades e volumes adequados para prevenção e desempenho.

O planejamento dos treinos é o que diferencia um profissional de um amador. Então sejamos sempre profissionais em nossos treinos.

Bom treino
Alexandre Machado



Veja mais...



DEPOIS DE ENXUGAR 25 KG, FOCO NA PRIMEIRA MARATONA

Natália deixou a obesidade para trás e se prepara para completar seus primeiros 42K.

Leia mais

Estratégia de prova

Não basta sair correndo !

Leia mais

Super 5

Alta performance nos 10 KM

Leia mais

A Desidratação

E suas consequências

Leia mais

Treinamento INDOOR X OUTDOOR

Vantagens e desvantagens

Leia mais

Treinamento funcional

Para acelerar sua corrida

Leia mais

7 erros fatais do corredor iniciante

Nas provas

Leia mais

A corrida de ontem e de hoje

O que você deve saber antes de começar a correr

Leia mais

A melhor vitória !

A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo

Leia mais

PACE ou PACER ?

Você sabe a diferença ?

Leia mais

Meias de compressão

Usar ou não usar ?

Leia mais

Reaprendendo a correr

Correr é diferente de caminhar rápido

Leia mais

Planejamento

Diagnóstico, estratégia e execução do treino

Leia mais

Fartlek

Jogo de velocidade

Leia mais

Treino de ritmo (TRT)

O treino que é um desafio

Leia mais

Treino de base versus especifico

Periodização do treinamento

Leia mais

O GRANDE DESAFIO

Os 42KM da sua vida

Leia mais

21 KM O PRIMEIRO GRANDE DESAFIO

O desafio começa aqui

Leia mais

Meus primeiros 10 KM

Os 10 km que vão mudar a sua vida

Leia mais

RESPIRAÇÃO versus CORRIDA

Respiração na corrida pela boca ou pelo nariz ?

Leia mais

Tendências do universo Runner

Confira as cinco tendências do universo Runner para 2018.

Leia mais

Corrida virtual

A nova onda no mundo Runner !

Leia mais

Drop do tênis

Para que serve o drop do tênis de corrida ?

Leia mais

O que é CARGA PACE ?

A CARGA PACE é forma mais simples para quantificar o seu treino de corrida com total segurança e eficiência

Leia mais

FREQUÊNCIA CARDÍACA OU PACE ?

Treinador ! Você usa frequência cardíaca ou pace para prescrever meus treinos ?

Leia mais

Onde treinar?

Com a popularização da corrida de rua pelo país e pelo mundo, houve um aumento significativo do número de adeptos pela prática freqüente desse esporte.

Leia mais

TÊNIS X DISTÂNCIA?

Por muitos anos o tênis vem sendo utilizado como um grande aliado dos corredores de rua, seja na performance ou pela população amadora e a cada dia que passa com a evolução dos mesmos as dúvidas são ainda mais freqüentes.

Leia mais

A importância da periodização.

Nas últimas décadas muitas pessoas adotaram a corrida de rua como hábito saudável de prática esportiva

Leia mais

TAPER ou TAPERING

Reduza a carga e aumente a performance

Leia mais

Você corre ou sai correndo?

Qual será o verdadeiro segredo do sucesso absoluto da corrida? Alguns dizem que correr é democrático, outros que a corrida é um esporte de baixo custo, e há ainda que diga que a corrida não distingue classe social, credo, raça, sexo ou idade.

Leia mais